CHARLIZE THERON (07/08/1975 – Gauteng, África do
Sul)
Primeiro filme: “Colheita Maldita 3” (1995,
não-creditada)| Contato de Risco (1996)
Principais
trabalhos:
“Advogado do Diabo” (1997), “Doce Novembro” (2001) “Uma Saída de Mestre”
(2003), “Monster – Desejo Assassino” (2003), “Terra Fria” (2005), “Hancock”
(2008), “Jovens Adultos” (2011).
Indicações ao Oscar: 2004 – Melhor Atriz: Monster –
Desejo Assassino – venceu ||
2006 – Melhor Atriz: Terra Fria
Charlize Theron parecia já ter um destino traçado no início
de sua carreira, afinal, é de conhecimento geral que dentro do cinema ou se é
bonita demais ou talentosa demais. Não que isso seja uma regra exclusiva, até
mesmo porque sabemos que existem (e existiram) atores e atrizes bonitos e
talentosos. Acontece que Charlize possui uma beleza que chama a atenção, ou
seja, poderia ser facilmente endeusada ou facilmente tachada como sexy symbol. Está certo que a atriz, de
imediato, não quis mudar este pensamento, porém Charlize enxergou que precisava
ir além para alcançar o status que almejava. Ela precisava mostrar que era mais
que um rosto (e um corpo) bonito.
A atriz se envolveu em projetos interessantes e que foram sucesso de bilheteria ("Doce Novembro", "O Advogado do Diabo" e "The Wonders – O Sonho Não Acabou”, de 1996), porém, em nenhum deles a atriz possui um papel que realmente exigisse de si. Porém, este status acabou mudando quando a atriz decidiu protagonizar o filme "Monster - Desejo Assassino", filme difícil e que, claro, exigiria muito e em todos os sentidos. Sendo uma história conhecida pelos EUA, creio que tenha havido uma enorme curiosidade por parte de todos, afinal, era de conhecimento que a verdadeira assassina não tinha ares de modelo, ou melhor dizendo: Charlize era exatamente o oposto do perfil da personagem. Desafio aceito, Charlize entrou de cabeça para viver a protagonista.
Aileen sofreu abuso sexual na infância e na adolescência acabou virando garota de programa, porém, Aileen na verdade é lésbica e acaba se apaixonando perdidamente por Selby (vivida por Christina Ricci). Entre umas e outras, Aileen acaba se tornando uma serial killer. O caso é conhecido por ser uma das primeiras assassinas em série nos EUA. Portanto era de se esperar que em algum momento, Aileen ganharia as telas do cinema, já que a sua vida realmente daria um bom filme. Praticamente idêntica, Charlize engordou sofríveis 13 kg; utilizou uma prótese dentária e escureceu os dentes; adotou algumas manchas na pele; raspou as sobrancelhas e se livrou do seu jeito feminino. Charlize sofreu uma mudança drástica em cena.
Claro que esta singela mudança acaba virando notícias e ganhando olhares curiosos, mas o fato é que Charlize simplesmente não só mudou os seus maneirismos como também atuou de forma intensa e até mesmo insana. A caracterização contribuiu, mas a atriz, neste filme, mostrou um amadurecimento considerável e o seu talento praticamente desabrochou. Não foi simplesmente pelo aspecto visual, mas, Charlize, viveu a personagem em cena. Deste modo, o seu Oscar foi bem justificável, a meu ver. Isso sem contar que a atriz vem demonstrando um amadurecimento gradativo desde então.
por Alan Raspante
Gosto muito desse filme e, mais ainda, da atuação da Charlize Theron em "Monster - Desejo Assassino". É uma personagem difícil e a entrega de Theron ao papel foi tamanha e está impressa desde o momento em que a vemos, completamente transformada e na pele de Aileen. Uma atuação assombrosa e completamente merecedora de todos os prêmios que conquistou.
ResponderExcluiré interessante como ela está natural neste filme não é? não parece que tenha feito nada para mudar e sim que ela sempre foi daquele jeito... um Oscar merecidíssmo!
ResponderExcluirCharlize está simplesmente maravilhosa nessa filme. Não há senão outro adjetivo que lhe descreva senão impecável!
ResponderExcluirIndubitavelmente a melhor entre as melhores da década!
ResponderExcluirFica a dica para os produtores de Bruna Surfistinha... Colocar uma gatinha globo para interpretar uma prostituta q e feia demais so para dar bilheteria dá nisso. Atuaçao lamentável
ResponderExcluir