quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Longe Dela



LONGE DELA (Away from Her, 2006, 100 min)
Produção:
Canadá | Reino Unido
Direção: Sarah Polley
Roteiro: Sarah Polley, baseado no conto de Alice Munro
Elenco: Gordon Pinset, Julie Christie, Olympia Dukakis, Alberta Watson, Grace Lynn Kung.

Um casal septuagenário vive uma vida feliz depois de quarenta e quatro anos de casamento, o qual foi marcado por um momento tempestuoso no passado e também por promessas cumpridas de um novo recomeçar. Grant e Fiona Andersson vivem numa casa afastada e têm uma rotina simples, mas apaixonada, em especial pelo carinho que dedicam um ao outro. Ela, no entanto, começa a apresentar dificuldades com o seu dia: esquece-se de onde se guarda os talheres, esquece nomes e lugares, perde-se sem conseguir encontrar o caminho de casa. Diagnosticada com o mal Mal de Alzheimer, chega a um acordo com o marido de levá-la a uma clínica, onde poderá ser tratada e, assim, ajudar-se ao mesmo tempo que desfaz o fardo do marido. Já clínica, porém, com a doença avançando cada vez mais, já não se lembra do marido e apaixona-se por outro paciente, cabendo a Grant encontrar o melhor jeito de ser e fazê-la feliz, considerando as novas circunstâncias.

“Longe Dela” (2006), conduzido e roteirizado por Sarah Polley, foi escrito com Julie Christie já em mente. Somados a ela, estão no elenco o canadense Gordon Pinset e a vencedora do Oscar Olympia Dukakis. Polley conduz o filme através do percurso feito por Grant, o marido de Fiona, vendo-a, como se inevitável, apaixonar-se por outro homem e perder-se de si e dele. A direção de Polley é bastante certa, sem erros de transformar o filme num melodrama nem transformá-lo numa obra fria e distante. O roteiro se ocupa de não nos fazer desmanchar em tristeza ante a separação iminente a que assistimos: enquanto Gordon se distancia de sua esposa, justamente por ela não mais reconhecê-lo, parelalemente ao fato de ela estar envolvida emocionalmente com outro homem, ele se aproxima de Marian, esposa do homem por quem Fiona se apaixonou. Uma história de amor invertida, dois casais que ficam longe dos seus respectivos cônjuges para encontrar outros parceiros que condigam com suas verdadeiras situações.

O título do filme traz consigo uma refinada ironia: em nenhum momento Grant está longe de Fiona, apesar de notadamente enxergarmos um abismo que então os separa. O tom dramático do filme é muito bem apresentado pelos seus intérpretes, em especial o casal protagonista, Gordon Pinset e Julie Christie, que foi lembrada pela Academia e nominada pela quarta vez em sua carreira. O entrosamento dos atores em cena é excelente, possibilitando ao espectador questionar-se não apenas sobre as barreiras do amor, mas também sobre a vida conjugal na terceira idade – é impossível ver os dois na cama, depois do sexo, e questionar seu sexo, por exemplo. Se as interpretações são cativantes, o roteiro também o é, mostrando duas linhas temporais que acontecem simultaneamente, convergindo num determinado momento da trama. Com todas as suas qualidades e méritos, o maior destaque é com certeza Julie Christie, entregando-se gradualmente à doença e torrencialmente ao amor.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Atriz: Julie Christie
2. Melhor Roteiro Adaptado: Sarah Polley

por Luís Adriano de Lima

Um comentário:

Kamila disse...

Amo "Longe Dela". Um filme dirigido com muita sensibilidade e com duas belas atuações: Gordon Pinsent e Julie Christie, cuja atuação eu defendi muito. Porque é muito difícil fazer um trabalho como o dela, internalizado, minimalista, numa atuação constante em qualidade. Pena que tinha uma Marion Cotillard no meio do caminho....