domingo, 14 de outubro de 2012

Give 'em Hell, Harry!



GIVE ‘EM HELL, HARRY! (1975, 104 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Steve Blinder
Roteiro: Samuel Gallu
Elenco: James Whitmore

Hoje em dia o ator James Whitmore (1921-2009) é mais lembrado pelo papel de Brooks, o velhinho bibliotecário da prisão de Shawshank no novo clássico “Um Sonho de Liberdade” (1994), um dos filmes mais queridos do público nos últimos anos. Nem todos se lembram da longa e variada carreira do ator, que inclui seriados de TV, filmes B como “O Mundo em Perigo” (1954), o filme noir “O Segredo das Jóias” (1950) de John Huston e o clássico da ficção-científica “O Planeta dos Macacos” (1968). Whitmore foi duas vezes indicado ao Oscar, e uma delas por Give ‘em Hell, Harry!, onde interpreta o presidente americano Harry S. Truman. Foi, até hoje, a única vez que um ator concorreu ao Oscar por um one man show, ou seja, um filme onde apenas ele está em cena.

Give ‘em Hell, Harry! é uma peça de teatro. Foi filmada com câmeras ao redor do cenário e com a presença de uma audiência. A filmagem foi posteriormente expandida para 35mm para exibição nos cinemas. No passado, outros diretores como Alfred Hitchcock e Robert Altman tentaram transformar a câmera nos “olhos” de uma plateia nas suas experiências de filmes “teatrais”, confinados a um só cenário. Não é o caso aqui: em Give ‘em Hell, Harry! o diretor Steve Binder filma a apresentação, e só. Por isso, não é um filme muito interessante cinematograficamente. Sua grande qualidade é mesmo a performance de Whitmore. Truman é retratado de forma bem humorada, e o ator tem um desempenho divertido, disparando o texto como se fosse uma metralhadora. Às vezes engraçado, ocasionalmente sério, Whitmore faz realmente um ótimo trabalho, chegando a ter “conversas imaginárias” com pessoas à sua frente, no cenário do salão oval da Casa Branca. Claro, o público brasileiro não entende todas as piadas, e para apreciar o filme é necessário um pouco de conhecimento do contexto histórico da época. 

Truman herdou a Segunda Guerra Mundial do seu predecessor, Franklin Roosevelt, após o falecimento deste. E foi dele a maior decisão da guerra, a de lançar as bombas atômicas no Japão. Em Give ‘em Hell, Harry!, James Whitmore transmite um pouco do que deve ter sido a personalidade do verdadeiro Truman – um sujeito sem papas na língua e que realmente não tinha receio de mandar alguém para o inferno. Afinal, ele diz, na peça, não se arrepender de ter mandado jogar as bombas, e o faria de novo. Talvez o simpático ator tenha dado vida a um personagem mais humano que a figura real.

INDICAÇÃO:
- Melhor Ator: James Whitmore

por Ivanildo Pereira

Um comentário:

Serginho Tavares disse...

sim, um grande ator, fato, que não entrou para história como deveria. que bom que você trouxe esta atuação de volta para todos nós!