terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nashville



NASHVILLE (Nashville, 1975, 159 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Robert Altman
Roteiro: Joan Tewkesbury
Elenco: David Arkin, Barbara Baxley, Ned Beatty, Karen Black, Ronee Blakley, Timothy Brown, Keith Caradine, Geraldine Chaplin, Robert DoQui, Shelley Duvall, Allen Garfield, Henry Gibson, Scott Glenn, Jeff Goldblum, Barbara Harris, David Hayward, Michael Murphy, Lily Tomlin, Allan F. Nichols, Cristina Raines, Bert Remsen.

Robert Altman é conhecido por ser o "pioneiro" das histórias "entrelaçadas". Estilo que, atualmente, vêm fazendo a cabeça do cineasta Garry Marshall ("Idas e Vindas do Amor", 2010, e "Noite de Ano Novo", 2011). Mas “Nashville” (1975) é muito mais do que uma narrativa bem desenvolvida, pois, Altman conseguiu unir gêneros extremamente distintos, afinal, conseguiu conciliar política, relações interpessoais, música (já que, de uma forma direta, “Nashville” é um musical, sendo o que seu foco central é este: a música country americana), - e até mesmo humor! -, em um único filme. Realmente, “Nashville” é um filme completo. Feito com maestria.

No filme, acompanhamos o desenrolar de várias tramas paralelas que se encontram, pois se passam na mesma cidade: Nashville. O que acaba unindo essas pessoas é a adoração que quase todas têm pela música country, estilo que é bem considerável dentro dos costumes locais. A cidade possui várias “estrelas” do gênero, sendo assim, acompanhamos os bastidores de cada desse mundo tão cheio de intrigas, modo que é trabalhado dentro do filme. Percebe-se que, neste sentindo, Altman buscou o máximo de verossimilhança, porém, é o tema mais divertido já que os melhores personagens e diálogos estão inseridos neste contexto. Tendo como base o show business, Altman ainda ataca a sociedade em si, colocando em cheque alguns podres políticos. Mesmo que o tema seja bem trabalhado, acaba ficando para segundo plano mesmo
.
Certamente, a melhor cena de “Nashville” é o seu ato final já que o mesmo é inesperado e impactante, ainda mais com a bela canção It Don't Worry Me, composta por Keith Carradine (que também compôs I’m Easy, canção que deu o Oscar de Melhor Canção Original para o filme). Além de Melhor Canção Original, o filme também foi indicado à Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante (sendo que duas atrizes concorreram na categoria, Lily Tomlin e Ronee Blakley). “Nashville” já pode ser considerado um clássico do cinema. Uma obra atemporal que apenas prova a genialidade de Robert Altman. Divertido e inesquecível: duas palavras que não resumem por completo, mas que fazem jus ao filme.

INDICAÇÕES (1 vitória):
1. Melhor Filme: Robert Altman
2. Melhor Diretor: Robert Altman
3. Melhor Atriz Coadjuvante: Lily Tomlin
4. Melhor Atriz Coadjuvante: Ronee Blakley
5. Melhor Canção Original: I’m Easy – Keith Caradine - venceu

por Alan Raspante

Um comentário:

Kamila disse...

Apesar de ser apaixonada pela música original desse filme, "I'm Easy", NUNCA assisti "Nashville". Espero corrigir esse erro, quem sabe, em breve.