sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Opiniões - Parte 3

Jeff Bridges recebendo seu Oscar.


2009 não foi um grande ano para a produção cinematográfica, de modo geral. A Academia, reconhecendo isso, e também motivada pela pressão popular, aumentou neste ano o número de indicados a Melhor Filme de 5 para 10. Porém, mesmo com a inclusão de títulos mais populares, a Academia não se rendeu. Na disputa polarizada entre uma das maiores bilheterias de todos os tempos – “Avatar” (2009) de James Cameron – e um filme pequeno e que pouca gente tinha visto – “Guerra ao Terror” (2008) de Kathryn Bigelow –, o Oscar acabou indo para o segundo.

Nas categorias de atuação, foi um ano bem previsível, pois todos os favoritos levaram. Os veteranos Jeff Bridges e Sandra Bullock foram premiados na categoria de atores principais. Ele, não só pelo desempenho, mas também pela carreira e consistência do seu trabalho, afinal alguém já viu uma má atuação do Jeff Bridges? E ela, por ser uma estrela com inegável capacidade para atrair público, coisa rara hoje em dia. E entre os coadjuvantes ocorreu o contrário: foram premiados dois atores que estavam despontando para o cinema, Mo’Nique e Christoph Waltz.

Nas categorias técnicas não se pode dizer que houve alguma injustiça, nem nas de roteiro, onde os premiados foram de grande qualidade. E ao premiar Bigelow como melhor diretora (a primeira mulher na história do Oscar), a Academia demonstrou sua preferência pela garra no fazer cinematográfico acima de tudo. De forma geral, foi uma cerimônia previsível, mas com um momento se destacando. Em meio à disputa estilo “Davi e Golias”, o prêmio mais justo e indiscutível da noite foi entregue: o Oscar de Filme Estrangeiro foi para um dos poucos grandes filmes daquele ano, a maravilhosa produção argentina “O Segredo dos Seus Olhos” (2009).

Por  Ivanildo  Pereira

Nenhum comentário: