quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Direito de Amar



DIREITO DE AMAR (A Single Man, 2009, 99 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Tom Ford
Roteiro: Tom Ford e David Scearce
Elenco: Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode.

Um único dia na vida de um homem, justamente o dia no qual ele decidiu encerrar sua vida. George é um professor universitário britânico que mora nos Estados Unidos há alguns anos, mas que decidiu por fim à sua vida, já que não consegue mais lidar com a solidão à qual foi submetido depois que Jim, seu parceiro há 16 anos, faleceu. Nada na vida de George parece lhe proporcionar prazer, nem mesmo a companhia de Charley, amiga sua desde a época em que morava na Inglaterra.

“Direito de Amar” (2009) tem sua grande força nas interpretações de Colin Firth e Julianne Moore e também na excelente fotografia e direção de arte. Assistir à obra é um verdadeiro prazer, sobretudo pelo modo como as cores maravilhosamente combinam com o retrato que se faz das sensações dos personagens, passando de um azul esfumaçado a um alaranjado febril do despertar do desejo sexual de George. Se a equipe técnica se ocupou em apresentar com eficiência um filme para o qual se olha com prazer devido à sua sensibilidade estética, os atores garantem veracidade em suas interpretações – impossível não vê-los totalmente à vontade em cena, totalmente incorporados aos personagens que interpretam.

Por incrível que pareça, apesar de sua qualidade em vários aspectos, o filme conquistou apenas uma indicação, na categoria de Melhor Ator, quando poderia facilmente ter angariado posições em inúmeras outras categorias, como Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e – mais do qualquer uma dessas – Melhor Atriz Coadjuvante, já que a interpretação concebida por Julianne Moore é provavelmente uma das melhores de sua carreira e, nesse filme, é também o que o impulsiona a excelente qualidade do filme. Nem mesmo a estréia de Tom Ford na direção é apenas satisfatória – vejo-a elogiável, dado o resultado do filme como um todo.

INDICAÇÃO:
- Melhor Ator: Colin Firth.

por Luís Adriano de Lima

Nenhum comentário: