Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom, 2012, 94 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e
Roman Coppola
Elenco: Bruce Willis,
Edward Norton, Frances McDormand, Bill Murray, Tilda Swinton, Jared Gilman,
Kara Hayward, Jason Schwartzman, Bob Balaban, Lucas Hedges
Texto publicado
originalmente no site Cinéfila por Natureza em 22 de fevereiro de 2013.
Um dos diretores
mais aclamados do cinema independente, a verdade é que Wes Anderson não faz
filmes para o público em geral. Seus longas possuem características bem
diferentes e são dados a um lado meio bizarro. É preciso abraçar o que é
considerado incomum para poder apreciar o tipo de cinema que ele faz. Sua obra
mais recente, “Moonrise Kingdom” (2012),
é o seu filme mais diferente, especialmente porque é um longa mais ambicioso do
ponto de vista visual. É a sua obra mais bem trabalhada, especialmente do ponto
de vista técnico, e uma prova de que o cineasta norte-americano está buscando o
amadurecimento como diretor.
O roteiro de
“Moonrise Kingdom”, segunda colaboração entre Wes Anderson e Roman Coppola,
enfoca a história de amor vivida entre um jovem casal: Sam (Jared Gilman) e
Suzy (a expressiva Kara Hayward). Os dois possuem várias características em
comum, como o fato de serem meio desajeitados e tímidos e de viverem às margens
dos grupos aos quais pertencem. Além disso, ambos vêm de ambientes cheio de
regras e bastante repressivos (Sam é escoteiro, enquanto Suzy tem pais muito
autoritários).
“Moonrise
Kingdom” acompanha, por boa parte dos seus 94 minutos de duração, a fuga de Sam
e Suzy. O curioso é que eles não decidem fugir porque o amor deles é proibido.
Pelo contrário, eles tentam escapar é da mediocridade das suas vidas, uma vez
que o sentimento que os une acaba sendo o único lugar seguro que eles irão
conhecer e é justamente nisso que eles irão se apoiar. O lado bizarro comum aos
filmes de Wes Anderson, em “Moonrise Kingdom”, aparece quando todas as outras
personagens do longa iniciam uma busca - que chega a ser desastrosa e
desastrada, em vários momentos - pelo jovem casal.
Como já
mencionamos, “Moonrise Kingdom” é o filme mais diferente dirigido por Wes
Anderson. A obra se passa nos anos 60 e o que chama a atenção no decorrer do
longa é o excelente trabalho de reconstituição de época, especialmente no que
diz respeito à direção de arte, à fotografia e os figurinos. As locações
parecem ter sido escolhidas a dedo pelos produtores. Porém, o que “Moonrise
Kingdom” acaba tendo de mais positivo é a visão inocente e ingênua de uma
relação amorosa que acredita, piamente, que nada de mal pode atingi-la. E esse
é um ponto de vista que vai de encontro direto ao mundo cínico em que vivemos.
Uma realidade que o próprio Wes Anderson era especialista em retratar, vide
longas como “Três é Demais” (1998) e “Os Excêntricos Tenenbaums” (2001).
INDICAÇÃO:
- Melhor Roteiro Original: Roman Coppola e
Wes Anderson
por
Kamila Azevedo
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