terça-feira, 20 de novembro de 2012

Kate Winslet: "O Leitor"



KATE WINSLET (05/10/1975 – Berkshire, Inglaterra)
Primeiro filme: “Almas Gêmeas” (1994).
Principais trabalhos: “Titanic” (1997), “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), “Em Busca da Terra do Nunca” (2004), “O Leitor” (2008), “Contágio” (2011).
Indicações ao Oscar: 1996 – Melhor Atriz Coadjuvante: Razão e Sensibilizade || 1998 – Melhor Atriz: Titanic || 2002 – Melhor Atriz Coadjuvante: Íris || 2005 – Melhor Atriz: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças || 2007 – Melhor Atriz: Pecados Íntimos || 2009 – Melhor Atriz: O Leitor – venceu ||

Kate Winslet sempre se mostrou ser uma atriz em potencial. Um diamante que nem precisava ser lapidado (mesmo que tenha melhorado cada vez mais com o passar do tempo). Esta é uma conclusão bem óbvia já que, em seu primeiro papel de destaque, Kate já havia demonstrado que tinha uma bela carreira pela frente. Em "Almas Gêmeas" (1994), filme de Peter Jackson, Kate interpreta uma adolescente que se descobre apaixonada pela sua melhor amiga. Sendo tratada como uma doente (por ter a doença do "homossexualismo") a garota acaba enlouquecendo com a sua situação e com a sede de ser feliz que acaba culminando em um final não muito feliz. Ou seja: "Almas Gêmeas", por si só, já era um filme bem difícil. Algo que, Kate, basicamente tirou de letra já que a sua atuação é muito madura para uma atriz iniciante.

Eis que, veio "Titanic" (1997) e a popularização para Kate Winslet: todo mundo sabia quem era Kate e, todo mundo estava apaixonado por Kate. Acontece que, ninguém conhecia a Kate "atriz", a mulher que já havia interpretado bons papéis, antes mesmo de "Titanic". Após isso, Kate se viu obrigada a fazer filmes que mostrassem o contrário de "Titanic": que ela era muito mais que um rostinho bonito, pois, apesar de ter uma boa atuação, não era nada comparado com os seus outros trabalhos. Vieram indicações ao Oscar pelos filmes "Íris" (2001), "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças" (2004) e "Pecados Íntimos" (2006), só não vinha, de fato, a estatueta dourada nas mãos da atriz. Eis que, em 2009, Kate ganhou a sua tão merecida e aguardada estatueta. Foi o filme "O Leitor" (2008) que realizou este feito.

"O Leitor" é um filme singular que retrata a vida de Hanna: a típica personagem sofredora que qualquer atriz se mataria para fazer. E olha que até teve uma "novela" envolvendo a personagem principal, pois, Kate era a primeira escolha, mas acabou negando por falta de tempo. Sendo que Nicole Kidman assumiu, mas desistiu por conta de sua gravidez na época. Juliette Binoche chegou a ser cotada, mas a personagem acabou ficando nas mãos de Kate Winslet mesmo, que a esta altura do campeonato já tinha tempo para gravar o filme. A atuação da atriz dispensa comentários já que Kate Winslet é praticamente a alma do filme. Sua atuação é perspicaz, emociona e ainda consegue não ser piegas e, mesmo que tenha alguns furos (principalmente no terceiro ato), Kate acaba sobressaindo. Kate Winslet demorou um pouco para ter o seu reconhecimento, mas, ao menos, ganhou por um bom filme: por uma boa atuação. Mais que merecido, claro.

por Alan Raspante

4 comentários:

Luciana Souza disse...

Oi Alan
Eu vi a propaganda desse blog, pelo que eu vi é escrito por mais de uma pessoa, no blog do José Bruno. Ótima crítica sobre a Kate Winslet, eu adoro filmes, assim como adoro o trabalho dela, principalmente o filme O Leitor. Parabéns. Já estou seguindo o blog.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

Serginho Tavares disse...

eu gosto de O Leitor e gosto do fato que premiaram Kate por um trabalho a altura e não pelo conjunto da obra como muitas vezes eles fazem!

Kamila disse...

Sou fã do Stephen Daldry. Acho ele um diretor de filmografia impecável! Gosto muito da atuação de Kate Winslet em "O Leitor", mas não engulo a manobra da Academia para dar a ela o seu primeiro Oscar. Claramente, o papel de Hannah, no filme, é de Coadjuvante. E era assim que Winslet deveria ser promovida, como o foi no Globo de Ouro, que venceu merecidamente... Mas, essa manobra da AMPAS de colocá-la em Melhor Atriz foi péssima e só beneficiou Penélope Cruz, que acabou vencendo o Oscar de Coadjuvante... CATEGORY FRAUD da Winslet! rsrsrs

Luís disse...

Adoro o trabalho de Kate Winslet, de verdade, mas concordo totalmente com a Kamila: aqui era uma boa oportunidade para colocá-la na outra categoria e fazê-la vencer como Melhor Atriz Coadjuvante. Aliás, por que não indicá-la seja como Lead, seja como Supporting, considerando que naquele mesmo ano ela estava magnífica em "Foi Apenas um Sonho" (2008)?