quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Qualquer Preço


A QUALQUER PREÇO (A Civil Action, 1998, 115 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Steven Zaillian
Roteiro: Steven Zaillian
Elenco: John Travolta, Robert Duvall, Tony Shaloub, William H. Macy, John Litgov, Kathleen Quinlan, Stephen Fry, Kathy Bates, Sidney Pollack.

Baseado em uma história real que, antes da obra cinematográfica, rendeu um livro, o filme A Civil Action, no Brasil ganhou o titulo de “A Qualquer Preço” (1998), teve seu relativo destaque na cerimônia do Oscar de 1999. Não que o filme seja uma maravilha, na verdade, se mostra como uma realização de características tradicionais, mas vale (e muito) pela atuação inspirada de Robert Duvall. A citada interpretação de Duvall lhe rendeu uma bem-vinda nomeação para a categoria de melhor ator coadjuvante. Claro que além do veterano ator, o filme conta com um elenco relativamente talentoso, entre os principais, temos o protagonista John Travolta, e outros coadjuvantes de luxo como Tony Shalhoub, William H. Macy, John Litgow, James Gandolfini, Stephen Fry e o saudoso diretor Sidney Pollack, fazendo uma pequena e marcante participação.

A trama do filme nos coloca na perspectiva de Jan Schilichtman (Travolta), um advogado de lesão corporal mais preocupado no seu montante do dinheiro do que na real integridade do seu cliente. Durante um programa de rádio aonde é a atração principal, ele é interpelado por uma ouvinte que afirma que Jan não deu a devida atenção ao caso de seu filho, uma criança que morreu de leucemia em situações misteriosas. Na intenção de se livrar do caso, Jan vai à pequena comunidade, onde se depara com mais alguns pais com situações semelhantes: todos perderam os filhos em situações misteriosas ou tiveram algum familiar com alguma doença crônica adquirida. As evidências apontam claramente para uma fábrica local, sucursal de multinacionais poderosas. Não tarda até que Jan visione o processo como uma excelente oportunidade para ganhar uma boa quantia em dinheiro e fazer seu nome como advogado. Claro que existem reviravoltas que apontam para resoluções edificantes, mas devemos lembrar que não deixam de ser inspiradas em fatos verídicos e soam críveis na contextualização da história.

O consultor jurídico veterano e “escaldado” vivido por Duvall é um dos pontos altos do filme e facilmente eclipsa Travolta quando aparece em cena. O seu Jerome Facher é o representante de uma das rés (a indústria alimentícia Beatrice) e sua atuação minimalista, porém sensacional, é imbuída de simbolismos, como o inseparável radio de pilhas e a pasta velha e surrada (caracterização para impor respeito pelo seu bocado de experiência). Um de seus melhores momentos se passa em uma particular seqüência, que no meio de uma importante reunião, para invalidar a proposta pretensiosa de Jan, pergunta se pode levar a caneta de brinde. Simplesmente genial. “A Qualquer Preço”, além da nomeação para Duvall na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, levou outra indicação para Melhor Fotografia, mas não faturou nenhuma das duas. O também veterano James Coburn levou a estatueta de coadjuvante por Temporada de Caça, mas não tirou o mérito de Duvall e de sua atuação, que sem dúvida, foi uma das melhores daquele ano.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator Coadjuvante: Robert Duvall
2. Melhor Fotografia: Conrad L. Hall

por Celo Silva

Um comentário:

Luís disse...

Eu gosto desse filme, apesar de achar que ele perde o ritmo a partir do meio. O que dizer do final, que quebra totalmente as nossas expectatitvas?