quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Temporada de Caça


Temporada de Caça (Affliction, 1997, 114 min)
Produção: Estados Unidos
Diretor: Paul Schrader
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Nick Nolte, Sissy Spacek, James Coburn, Holmes Osborne, Tim Poste.

As mais de 350 páginas do livro de Russel Banks foram transformadas nessa fita de quase duas horas, que conta a história da obsessão de Wade Whitehouse, xerife de uma pequena cidade de New Hampshire. Na opinião de sua esposa, de quem se separou e com quem tem um relacionamento conflituoso, ele jamais conquistou nada na vida, sendo esse um dos motivos pelos quais ele inclusive não consegue lidar com a sua filha. A somar, o problemático relacionamento com Glen Whitehouse, seu pai, que costumava beber – costume que ainda não perdeu – e agredir os filhos e a esposa, o que eventualmente fez com que a família se separasse, tendo os filhos se ocupado em viver suas vidas enquanto os pais ficavam na pequena casa, na encosta de uma reserva.

O filme, no entanto, não se trata de um drama familiar. Chega a sê-lo, em alguns momentos, sobretudo quando se dá a inclusão da Maggie, personagem de Sissy Spacek, e o affaire que há entre ela e Wade. Mas, como um todo, se trata de thriller, no qual há a total devoção de Wade por solucionar uma aparente morte acidental que aconteceu a um homem enquanto ele caçava cervos com um guia. Com toda a estrutura familiar abalada, somada à descrença que todos parecem lhe dedicar, Wade se torna perturbado por descobrir os mistérios por trás daquela morte, perturbação que eventualmente é ampliada pela morte da mãe, resultante de um descuido do pai.

James Coburn ficou com o personagem que fora antes oferecido a Paul Newman e James Garner – ambos consideraram o personagem sombrio demais e, por isso, exaustivo de ser composto. Garner sugeriu Coburn, que saiu de sua aposentaria para interpretar esse personagem, o que acabou lhe rendendo a única indicação ao Oscar de sua carreira – e também lhe concedeu o prêmio na categoria em que concorreu. Não somente se elogia Coburn por sua interpretação como também se elogia sua participação no filme justamente pela imagem de durão que ele tem – um dos poucos atores que convencem interpretando um homem capaz de impor medo em Nick Nolte, que também costuma interpretar homens durões. As duas indicações recebidas foram na categoria de atuação, sendo as interpretações, aliás, a maior força artística desse filme.

INDICAÇÕES (1 vitória):
1. Melhor Ator: Nick Nolte
2. Melhor Ator Coadjuvante: James Coburn - venceu

por Luís Adriano de Lima

Um comentário:

Hugo disse...

É um filme tão gelado quanto as locações.

Vale pelas interpretações da dupla principal.

Abraço