sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Up - Altas Aventuras



UP – ALTAS AVENTURAS (Up, 2009, 96 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Pete Docter e Bob Peterson
Roteiro: Pete Docter, Bob Peterson e Tom McCarthy
Elenco: Ed Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson, Delroy Lindo, Jerome Ranft, Elie Docter.

Animação, desde sempre, foi um gênero destinado a crianças, exclusivamente delas. Mas é também de conhecimento geral que esse conceito vem sofrendo alterações, já que o estúdio Pixar (o melhor estúdio de animações, atualmente) vem desenvolvendo obras máximas que ultrapassam esse conceito magnânimo de "animação para crianças". O filme "Up – Altas Aventuas" (2009), daqui pra frente apenas Up, talvez seja a melhor constatação deste fato. Afinal, mesmo que tenha fatores que agradam as crianças, Up parece ser feito exclusivamente para adultos. Ou melhor: filme feito para algumas pessoas também se lembrarem de que já foram crianças um dia. Acompanhamos a vida do Sr. Fredricksen, da infância até o seu estado atual. Depois de perder a esposa, Fredricksen parece também ter perdido a vontade de viver. Ele parou de viver e apenas espera pelo dia fatal (não encontrei melhor palavra para definir esse "dia"). Morando em uma área repleta de edifícios, Fredricksen não cede a mudanças e não aceita vender a casa. Na verdade, Fredricksen não aceita a abandonar a sua esposa.

É incontestável que os melhores momentos de Up são os iniciais quando acompanhamos a infância e o casamento de Fredricksen. O roteiro faz uma breve passagem, mas é tão marcante e emocionante que é impossível não sentir nada ao vê-la. Porém, o filme não se aprende a este momento, muito pelo contrário. Up vai se desenvolvendo de forma singular e ainda passa uma mensagem linda para quem o assiste. Mensagem ideal para as crianças, mas que, na verdade, faz mais sentido aos adultos. Fredricksen não aceitava a morte de sua esposa e não conseguia prosseguir sem ela. Sendo assim, Fredricksen era apegado a tudo que um dia fora dela. A casa, por exemplo, era um fator determinante. Abandonar a casa seria a mesma coisa que esquecer sua esposa. Por isso que, quando o protagonista se livra de suas coisas e de sua casa acontece uma verdadeira redenção. Fredricksen precisava desta libertação para seguir em frente. Ele precisava, enfim, aceitar os fatos.

Além de ter um roteiro fabuloso, Up ainda tem personagens carismáticos e uma linda direção de arte. Isso sem falar do roteiro bem estruturado e da uma trilha sonora incrível composta por Michael Giacchino. O filme, claro, foi lembrado no Oscar 2010. Indicado na categoria Melhor Filme, Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Original. Up também teve a proeza de quebrar os pré-conceitos já estabelecidos pelos votantes. A indicação a Melhor Filme não foi um fato inovador já que outra animação – “A Bela e a Fera” (1991) – conseguiu realizar esse feito, porém, é sabido que a Academia prefere não dar esse tipo de privilégio já que existe uma categoria específica pra isso. Porém, o filme conseguiu aquilo o que almejava. Merecidamente, Up arrematou a estatueta de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora, sendo um dos grandes ganhadores da noite. Up é uma animação considerável e surpreendente. Não por ser fabulosa, mas por conseguir ser simples, charmosa e humana. E olha que estamos falando de uma animação que tem uma casa que voa com balões (?). Up já pode ser considerada uma das melhores animações de todos os tempos, pois já é uma das melhores da Pixar.

INDICAÇÕES (2 vitórias):
1. Melhor Filme: Jonas Rivera
2. Melhor Animação: Pete Docter – venceu
3. Melhor Roteiro Original: Pete Docter, Bob Peterson e Tom McCarthy
4. Melhor Trilha Sonora: Michael Giacchino – venceu
5. Melhor Edição de Som: Michael Silvers e Tom Myers

por Alan Raspante

Um comentário:

Guilherme Z. disse...

Muito legal a idéia deste blog. Adoro relembrar os filmes que concorreram a Oscars e analisas possíveis erros e acertos nas premiações. Estou seguindo o blog.