segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hilary Swank: "Menina de Ouro"



HILARY SWANK (30/07/1974 – Nebraska, Estados Unidos)
Primeiro filme: “Buffy – A Caça Vampiros” (1992)
Principais trabalhos: “Meninos Não Choram” (1999), “Insônia” (2002), “Menina de Ouro” (2004), “P.S. Eu Te Amo” (2007), “A Condenação” (2010).
Indicações ao Oscar: 2000 – Melhor Atriz: Meninos Não Choram – venceu || 2005 – Melhor Atriz: Menina de Ouro – venceu

Hilary Swank já tinha recebido um Oscar em 2000, pelo seu desempenho espetacular no drama “Meninos Não Choram” (1999). Sua interpretação de Brandon Teena, uma jovem que se passava por rapaz e realmente se sentia como homem, e cuja trajetória teve um fim trágico (o filme era baseado em fatos reais), foi dilacerante e impossível de ser ignorada pela Academia. Nos anos após sua vitória, contudo, a atriz se envolveu em alguns projetos medianos que não avançaram sua carreira. Mas ela surpreendeu com outro desempenho forte no drama de Clint Eastwood “Menina de Ouro” (2004), e foi premiada novamente em 2005.

Em “Menina de Ouro” ela vive Maggie Fitzgerald, uma aspirante a lutadora de boxe com o improvável sonho de ganhar o título mundial feminino. Ela trabalha como garçonete, já está velha para o esporte e ninguém quer treiná-la. Mas aos poucos ela vence a resistência do treinador durão Frankie Dunn, personagem de Eastwood. Aos poucos, essas duas pessoas tão sozinhas e necessitadas de conexão estabelecem uma relação praticamente de pai e filha, levada às últimas conseqüências na segunda metade do filme.

Hillary Swank dá vida a uma figura absolutamente real, alguém com quem possamos nos relacionar e comover – com certeza vimos, ou veremos, em nossas vidas, algumas Maggies no caminho. Sua força de vontade e a precisão do seu desempenho físico (ela treinou boxe para o filme e convence em cada cena) chamam a atenção e são captadas perfeitamente por Eastwood, na sua maneira habitualmente calma e contida. Mas o filme emociona e afeta bem mais que a maioria dos dramas do diretor (é um dos seus melhores trabalhos) graças à química entre ele e Hilary. O desempenho dela amolece o exterior de pedra dele, e o público não duvida disso em momento algum. Mais um merecido Oscar para esta fascinante atriz, que se dá melhor quanto mais forte for seu personagem.

por Ivanildo Pereira

3 comentários:

Kamila disse...

Concordo totalmente que este é mais um Oscar merecido para a Hilary Swank. Me lembro que, no seu ano de lançamento, "Menina de Ouro" veio do nada e arrebatou crítica e público, culminando com o sucesso no Oscar daquele ano. Adoro esse filme de Clint Eastwood que, para fazer uma analogia com o boxe (esporte que move a trama do filme), deixa a gente com a guarda completamente baixa. É um filme emocionante, com uma performance incontestável da Hilary Swank.

Luís disse...

Concordo com seu texto, Ivanildo, acho também que a performance de Swank é muito boa. É, como curiosidade, o filme que mais me faz chorar! sahiasihas

Bruno disse...

Um Oscar que foi recebido por merecimento de um trabalho e atuação impecáveis.Hilary Swank me emocionou muito nesse filme.
Ótimo texto.
Abraço!

Bruno