quarta-feira, 3 de abril de 2013

Abertura: 85ª edição (2013)



Os vencedores Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Anne Hathaway e Christoph Waltz.

De fato, a 85ª edição do Oscar tinha tudo para surpreender ou, pelo menos, distanciar um pouco a imagem de previsibilidade que vem acompanhando o prêmio há tanto tempo. É claro que justiças foram feitas, como o Oscar de Christoph Waltz pela sua atuação em “Django Livre” (2012), de Quentin Tarantino, outro merecido vencedor na categoria de melhor roteiro original. Mas, a Academia como sempre reserva a grande barbada mais para o final da festa, mais precisamente na hora de entregar a estatueta de Melhor Atriz.  

“O Lado Bom da Vida” (2012) conquistou mesmo os ricos senhores da Academia de Cinema, que além das indicações de filme e direção para David O. Russel, dispensando diretores como Kathryn Bigelow e Quentin Tarantino, também conquistou indicação nas quatro categorias de interpretação, algo que não acontecia desde “Reds” (1981), em 1982. É mesmo um destaque assombroso na premiação, principalmente para um filme que no seu final se traduz como uma bobinha comédia romântica, mesmo que muito bem interpretada. 

 Emma Stone e Seth McFarlane no anúncio dos indicados à 85ª edição dos prêmios da Academia.

Um pouco mais por fora, mas sem perder todo seu glamour, corria o sensível “Amor” (2012) do diretor alemão Michael Haneke. Apoiado numa dupla sensacional de atores franceses, Michael contou mudou muitos conceitos com seu filme, talvez, por isso, tenha conseguido as indicações nas categorias de filme principal, direção e roteiro original. Emmanuelle Riva ainda é praticamente unânime no ano que passou, mas a Academia optou por premiar Jennifer Lawrence, a segunda atriz mais nova a ganhar o Oscar na categoria, aos 22 anos. Na categoria ainda tinha a mais nova atriz a concorrer ao Oscar, Quvenzhané Wallis, de 9 anos e a mais velha, justamente Riva, de 85 anos.

Na categoria de atores, Daniel Day-Lewis se provou ser um dos futuros grandes mitos do Cinema, o ator que já tem dois prêmios da Academia, conquistou sua terceira estatueta após a fiel e comovente composição do presidente Abraham “Lincoln” (2012). No filme de Steven Spielberg, Day-Lewis contracena também com outros dois veteranos, Tommy Lee Jones e Sally Field, dois atores já são vencedores do Oscar. Field, por exemplo, na segunda vez que venceu o prêmio de atriz principal, fez um discurso emocionado dizendo o quanto sua relação com a Academia se traduzia em puro amor. “Lincoln” marca a volta de Sally Field ao Cinema inteligente, coisa que andava aos trancos e barrancos na carreira da atriz.

Outra faceta que deu para perceber, é que o Oscar vem mantendo uma relação de amores com vários atores, pouquíssimos deles se encontravam na sua primeira indicação. Não só Day-Lewis e Lawrence se mostram queridos pela Academia, Jacki Weaver, Anne Hathaway, Alan Arkin e, claro, Amy Adams, que dificilmente fica fora da lista final dos indicados. Apenas quatro dos vinte indicados às categorias de atuação não haviam sido escolhidos anteriormente para concorrer ao prêmio.

A "surpresa" mesmo fica por conta de “Argo” (2012), o festejado filme de Ben Affleck. Vencedor do prêmio máximo da noite, “Argo” curiosamente não conquistou a indicação de Melhor Diretor, levando o filme a um seleto grupo de outros quatro filmes vencedores do prêmio, sem que seu diretor estivesse ao menos indicado na categoria de direção. Benh Zeitlin, diretor de “Indomável Sonhadora” (2012), pode ter sido a pedra no sapato de Affleck, que, embora, tenha visto um realizador muito mais competente subir ao palco buscar tal estatueta, pareceu voltar pra casa com a sensação de dever cumprido. 

por Gustavo Pavan

2 comentários:

Kamila disse...

O Oscar 2013 tinha tudo para ser uma festa imprevisível, tendo em vista o fato de algumas categorias bem importantes, como Melhor Diretor e Melhor Atriz estarem bem abertas, mas a verdade é que foi um show chato, sem muitas surpresas.

Anônimo disse...

a categoria de melhor atriz sempre teve uma favorita jenifer lawrence,apesar de alguns torcerem contra ela mereceu o oscar.