sábado, 5 de janeiro de 2013

Little Dorrit



LITTLE DORRIT (1988, 357 min)
Produção: Reino Unido
Direção: Christine Edzard
Roteiro: Christine Edzard, baseado no romance de Charles Dickens
Elenco: Derek Jacobi, Joan Greenwood, Max Wall, Patricia Hayes, Sarah Pickering, Alec Guinness, Cyril Cusack, Miriam Margolyes, Bill Fraser, Amelda Brown, Luke Duckett, Roshan Seth, Mollie Maureen, Diana Malin.

Charles Dickens escreveu Little Dorrit entre os anos de 1855 e 1857, tendo publicado a história mensalmente, resultando em 20 capítulos que apresentam a história de Arthur Clennam, personagem principal dessa história. Se o objeto literário base para o filme era bastante extenso, não se poderia esperar que o resultado fílmico fosse curto: Little Dorrit (1988) dura aproximadamente seis horas e foi exibida nos cinemas em duas partes intituladas Nobody’s Fault (A Culpa Não é de Ninguém) e Little Dorrit’s Story (A História da Pequena Dorrit), que correspondem também à divisão do romance literário, que no seu primeiro momento apresenta o subtítulo Poverty (Pobreza) e, depois, apresenta o resto da narrativa sob o subtítulo Riches (Ricos).

A história segue Arthur Clennam, personagem que passou 15 anos na China, mas nunca conseguiu juntar dinheiro o suficiente para se tornar rico. Tendo retornado a Londres, duas coisas o surpreendem: uma fala do pai, que lhe diz para que ele, Arthur, se corrigisse, e o fato de haver uma nova empregada na casa, Amy Dorrit Arthur. Na busca pela compreensão daquilo que o pai quis lhe dizer e enquanto conhece mais Dorrit e sua família, Arthur Clennam começa a desconfiar que há uma relação muito maior entre as duas famílias do que aquela simples relação de empregador e empregado que se apresenta superficialmente àqueles que não conhecem mais a fundo as situações vividas na casa.

A adaptação do romance se trata da quarta vez que ele foi transposto para um material audiovisual e cerca de 300 atores britânicos integram o elenco desse filme de Christine Edzard. Apesar de sua extensão, os amantes do cinema britânico e amantes das obras de Dickens não deixaram de conferir a obra, o que resultou em boa quantidade de dinheiro nos Estados Unidos. De todo o elenco, o único a receber destaque quanto à interpretação foi Alec Guinness, que já havia concorrido algumas vezes ao Oscar e já havia inclusive ganhado. Se não concederam a Edzard, a diretora, indicação nessa categoria, compensaram-na com uma indicação na categoria Melhor Roteiro Adaptado, sendo essa a segunda nominação que o filme conquistou. Vale lembrar que hoje é um verdadeiro exercício de pacientar tentar encontrar esse filme, que parece não existir mais há muito tempo.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator Coadjuvante: Alec Guinness
2. Melhor Roteiro Adaptado: Christine Edzard

por Luís Adriano de Lima

Nenhum comentário: