sábado, 26 de janeiro de 2013

Opiniões - Parte 1




No Oscar 1988, tivemos “o de sempre”. As polêmicas usuais sobre quem venceu, quem foi ignorado e se os vencedores de fato “mereceram”. Foi um ano no qual a Academia privilegiou histórias pequenas (como geralmente faz), algumas delas baseadas em fatos verídicos – nenhum dos principais indicados pode ser considerado uma superprodução. A tradicional vaga do “drama de época” foi preenchida por “Ligações Perigosas” (1988) – o melhor filme dentre os cinco indicados – e o grande vencedor da noite foi o drama “Rain Man” (1988), um filme sólido e bem narrado. Uma das poucas coisas atípicas desta edição foi o destaque para as comédias, como se pode observar pelas numerosas indicações de “Um Peixe Chamado Wanda” (1988), “Quero Ser Grande” (1988) e “Uma Secretária de Futuro” (1988). Apreciação por comédias não é algo muito frequente no Oscar.

Não se pode dizer que houve grandes injustiças naquele ano. O prêmio de Melhor Filme ficou em boas mãos com “Rain Man”, mesmo que houvesse concorrentes superiores. Nas categorias de atuação, Dustin Hoffman venceu seu segundo Oscar e até hoje sua atuação intensa é bastante lembrada. Ele era o favorito absoluto e levou com folga sobre os demais. A jovem Jodie Foster foi reconhecida pelo seu bom trabalho em “Acusados” (1988), colocando na fila de espera duas excelentes atrizes até hoje não reconhecidas, Sigourney Weaver e Glenn Close. Qualquer uma das três poderia ter levado sem problemas – anos depois Jodie venceria novamente por “O Silêncio dos Inocentes” (1991). E as divertidas e inspiradas atuações de Kevin Kline e Geena Davis (dois grandes nomes dos anos 80) conduziram seus intérpretes às vitórias nas categorias de coadjuvantes. De novo, não se pode falar em injustiça nesses casos, embora Geena também tenha posto na fila outra grande atriz cujo talento às vezes foi ofuscado pela sua beleza, Michelle Pfeiffer.

Ë curioso observar, hoje, como o Oscar de 1988 afetou algumas carreiras. Barry Levinson, diretor de “Rain Man”, continua trabalhando até hoje. Embora tenha feito outros bons trabalhos, especialmente na década de 90, seus filmes já não mais alcançam grande repercussão. Jodie Foster e Kevin Kline usaram seus Oscars como trampolins para carreiras bem sucedidas. Dustin Hoffman já era considerado um dos grandes atores do cinema e “Rain Man” só solidificou essa reputação. Geena Davis anda sumida – seus últimos créditos foram na TV. River Phoenix, graças à indicação por “O Preço do Desafio” (1988), anunciava uma bela carreira, tragicamente interrompida. E muitos dos demais indicados, como Gene Hackman, Mike Nichols, Martin Scorsese, Meryl Streep, Frances McDormand, Alec Guiness, Martin Landau e Tom Hanks já tinham ganhado, ou ganhariam no futuro. A entrega do Oscar 1988 comprova a importância da levar a estatueta na hora certa, mas também comprova que somente vencer não garante uma trajetória de sucesso. O Oscar é importante, mas depois de um tempo as pessoas esquecem, em alguns casos, e então é preciso remar tudo de novo...

por Ivanildo Pereira

Nenhum comentário: