terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Abertura: 61ª edição do Oscar




Dentre todas as edições do Oscar, talvez a de 1989 seja a mais agradável. Afinal, a noite foi uma surpresa, pois nesta edição a Academia resolveu premiar os bons filmes da temporada (praticamente todos os filmes são lembrados, se tornaram atemporais ou pequenos clássicos). Não é uma generalização constante, mas é uma afirmação válida em se tratando dos filmes indicados. A surpresa também não para por aí, pois foi nesta edição que a frase “E o Oscar vai para...” se tornou clássica e marca registrada do Oscar, afinal, a frase é usada até os tempos atuais (e nem tem como haver troca já que o casamento entre ambos é perfeito!). A edição também é lembrada pelo fato de não ter apresentador fixo. Porém, no sentido técnico, a 61ª edição foi um sucesso, como sempre.

A noite promovia ótimos embates entre os concorrentes. Até porque era o mínimo esperado, pois os grandes filmes do ano foram indicados: “Rain Man” (1988), Ligações Perigosas” (1988) e “Mississipi em Chamas” (1988), lideraram as indicações da noite. Mas ainda sim teve espaço para obras igualmente boas como “A Última Tentação de Cristo” (1988), “Um Peixe Chamado Wanda” (1988) e o simpático “Quero Ser Grande” (1988). Engraçado notar que a edição foi tomada por blockbusters, pois mesmo que “Rain Man” seja drama e “A Última Tentação de Cristo” tenha um teor mais complexo, todos os filmes vieram a ser sucessos de bilheteria da temporada. Era como se os mais vistos pelo público tivessem ganhado a honra de serem indicados. Talvez tenha tido justiça, ou simplesmente foi sorte, mas creio que neste modo a Academia tentou se aproximar mais do seu público, algo que não ocorre atualmente mesmo com as inúmeras tentativas.

A categoria de Melhor Diretor teve indicados igualmente interessantes já que, tivemos o prazer de ver Martin Scorsese, Alan Parkin e Mike Nichols disputando a categoria. Talvez Mike Nichols tenha sido o “azarão” com o seu “Uma Secretária de Futuro” (1988), comédia que envelheceu mal, se tornando apenas um filme típico dos anos 80 (porém, o filme deve ter sido bastante funcional para época). Mesmo que a vitória tenha ficado com o apático Barry Levinson, diretor de “Rain Man”, a categoria foi bem representada e isso já valia noite. Na mesma cerimônia, tivemos a cotação de indicação com o filme “Um Grito no Escuro” e uma vitória justificável de Dustin Hoffman pelo seu trabalho em “Rain Man”. Jodie Foster fisga o seu primeiro Oscar, pelo filme “Acusados” e, Geena Davis conquista sua estatueta logo na sua primeira indicação pela simpática atuação em “O Turista Acidental”.

Como eu disse no início da postagem, a edição de 1989 foi agradável e conseguiu a proeza de ser até clássica (não como a de 1999 ou de 1939, mas...). Ao menos foi uma edição bonita de se ver como há nunca não acontecia. Seria interessante se esta tática fosse adotada novamente, pois mesmo que a Academia tente, fica difícil acreditar que eles realmente premeiam os melhores do ano. Enfim, neste mês o blog “E o Oscar foi para...” resolveu destrinchar esta edição. Edição que realmente merecia ser analisada! Como convidado especial do mês, Gustavo Pavan, dono do Cinemática, nos acompanhará na análise dessa edição. Vejam abaixo os filmes indicados nas 8 categorias analisadas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original.



Os Acusados | De Caso com a Máfia | Um Grito no Escuro | A Insustentável Leveza do Ser | Ligações Perigosas | Little Dorrit | Mississipi em Chamas | Nas Montanhas dos Gorilas | Um Peixe Chamado Wanda | Pelle, o Conquistador | O Peso de um Passado | O Preço do Desafio | Quero Ser Grande | Rain Man | Uma Secretária de Futuro | Sorte no Amor | Tucker - Um Homem e Seu Sonho | O Turista Acidental | A Última Tentação de Cristo

por Alan Raspante

3 comentários:

Serginho Tavares disse...

eu detestei a ideia que Rain Man tenha vencido como melhor filme, de longe era o pior dos indicados.

Insustentável Leveza do Ser, Ligações Perigosas, Mississipi em Chamas, Um Peixe Chamado Wanda, Pelle, o Conquistador, Quero Ser Grande, A Última Tentação de Cristo eram bem superiores!
vai entender essa gente!

Bússola do Terror disse...

Oi!
Tô passando pra desejar um feliz 2013!
Até!

Luís disse...

Aquele número musical da foto é mesmo um terror, é possivelmente a coisa de mais mau gosto que a Academia já proporcionou aos espectadores. Quanto à edição de 1989, alguns bons filmes, outros tantos duvidosos e, acho, uma das vezes em que foi mais difícil simpatizar com os filmes indicados na categoria principal.